Saúde
UPA da Bento terá novo perfil
Unidade de Pronto Atendimento será voltada a crianças e adolescentes, e irá receber o Samu
Gabriel Huth -
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou, em reunião na quinta-feira (31), a proposta da Secretaria de Saúde (SMS) de adequação do prédio em que originalmente funcionaria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para oferecer prioritariamente serviços voltados a crianças e adolescentes e sediar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em local mais qualificado.
A prefeitura tem agora 45 dias para construir a nova proposta de utilização do prédio e o cronograma de ajustes e ações necessárias para colocá-la em prática. A solicitação da mudança de uso do espaço deve ser encaminhada ao Ministério da Saúde, já com a aprovação do Estado, até 30 de abril deste ano.
O uso do prédio no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, onde seria a UPA Bento, tornou-se possível a partir do Decreto Federal 3.583, de 5 de novembro de 2018, que autoriza a utilização do imóvel como tipo de estabelecimento diferente do originalmente pactuado.
A secretária de Saúde, Ana Costa, explica que o governo federal acenou com essa possibilidade devido à falta de recursos para colocar as Upas em funcionamento. Apenas no Rio Grande do Sul são nove prontas e fechadas e 13 em construção (atrasadas). A estrutura de Pelotas está 98% concluída, falta apenas instalar um gerador.
“Com a redução do orçamento, o município não tem nenhuma condição de assumir mais os custos da UPA Bento. Por isso, pensamos em uma forma de aproveitar o espaço da melhor maneira possível. Vai trazer benefícios à saúde da população infantil e adolescente”, avalia a secretária.
Parcerias
As universidades do município também estão sendo convidadas a participar do processo de construção da proposta.
A dívida do Estado com o município, desde 2014, supera os R$ 29 milhões, entre hospitais contratualizados e serviços. Somente em 2018, mais de R$ 1 milhão não foi repassado à UPA Areal – valor que foi coberto pelo município.
Ao transferir a sede do Samu – hoje anexa ao Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), em prédio que pertence ao Estado - para a nova construção, a prefeitura qualifica o Serviço ao mesmo tempo em que possibilita a devolução da sede atual ao Estado, que também precisa do espaço para outras finalidades.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário